Deus é Espírito e Importa que o Adoremos em espírito e em verdade!
“MAS VEM A HORA E JÁ CHEGOU, EM QUE OS VERDADEIROS ADORADORES ADORARÃO O PAI EM ESPÍRITO E EM VERDADE; PORQUE SÃO ESTES QUE O PAI PROCURA PARA OS SEUS ADORADORES. DEUS É ESPÍRITO; E IMPORTA QUE OS SEUS ADORADORES O ADOREM EM ESPÍRITO E EM VERDADE” (João 4:23-24)
O que é Adorar – No dicionário –(Render culto (a vida ou divindade); venerar, muito querido, amar extremamente.) Para adorar, tem que primeiro venerar, para venerar tem que respeitar. Quem adora, venera e respeita, é como uma escada, só se pode adorar se primeiro venerar e respeitar. Respeite primeiro, venera depois e só então se pode adorar. A adoração é maior que a veneração que é maior que o respeito. Adorar é um sentido, venerar é outro e respeito um outro.Um deus que é venerado, ainda não é adorado e sim respeitado, se o mesmo é adorado,então esta sendo venerado e respeitado
Quando dizemos que adoramos a Deus isso só será verdadeiro se realmente o respeitamos como Deus.
Adorar a Deus é ser fiel, justo e sincero para com Ele.
Adorar não é somente cantar louvores de exaltação ao Seu nome, ou Gritar em alta voz Glórias e Aleluias a Ele. Tudo isso se fizermos com o Coração sujo não terá nenhum valor. Por isso a palavra diz que nem todos que dizem Senhor, Senhor herdaram o reino dos Céus. (Mateus 7: 21).
Não existe adoração sem respeito, dedicação e fidelidade. Se não tiver estas características será simplesmente falsidade, e assim sua suposta adoração será inútil e vazia.
Adorar em espírito – Para falarmos em adorar em espírito precisamos saber primeiro o que é espírito.
- espírito e o que mantém o corpo humano de pé, é a força que Deus nos deu. E quando morremos este espírito volta para Deus. Em João 5:26 diz “Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo”
Neste versículo entendesse que Deus PAI e Deus FILHO tem em Si mesmo a vida, porque Eles são espíritos, nos humanos não temos domínios em nossa própria vida, hoje estamos vivos e amanha estaremos mortos, pois temos o espírito mais não somos o espírito, este espírito que temos foi nos dado por Deus e quando morremos este voltará para Deus.
Mais o que é adorar em espírito?
Adorar em espírito e ser adorador em qualquer lugar é levar a marca de adorador visível em nosso rosto, pois Deus é espírito e não se limita em ficar dentro de um templo construído por mãos.
Em 2 Crônicas 6: 18, o rei Salomão, que edificou uma casa para o Senhor fez menção das seguintes palavras “Mas verdadeiramente habitará Deus com os homens na terra? Eis que o céu e o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?”
Deus esta em todos os lugares, devemos adora-lo seja em qualquer lugar, por isso quando alguém morre em seu velório cantasse louvores, pois ali não estamos adorando aquele corpo mais sim a Deus que deu um dia o espírito aquele corpo e naquele momento esta recebendo o espírito de volta, logo adorar em espírito e ser um adorador constante e não só nos momentos que nos convém adora-lo.
Adorar em verdade – É sermos autênticos, fazermos como Jesus faria se estivesse em nosso lugar.
Muitos cantão louvores, porem ficam disputando quem canta melhor, despreza o seu próximo, cometem o maior dos erros que é a desobediência para com os seus lideres e pastores, quantas vezes você já ouvir, nos corredores da igreja ou na rua, alguém dizer, eu não gosto daquele pastor, eu não gosto do líder do meu grupo. E estas pessoas fazem tudo ao contrario das ordens dadas pelos seus lideres e pastores. Seus louvores não são verdadeiros, podem adora em espírito mais não estão adorando em verdade.
Adorar em verdade é também dar alimento a quem tem fome, dar vestes a quem tem frio, abrigar os desabrigados é se importar com o seu próximo, sem qualquer discriminação.
Adorar é ter um amor para com o seu próximo de maneira incondicional assim como Cristo nos ama.
Conclusão:
Devemos adorar a Deus sem Qualquer limitação, temos que olhar para dentro de nos e ver, como esta a nossa adoração, tudo precisa esta em equilíbrio espírito e verdade, pois se faltar um ou outro estaremos como a Igreja em Laodicéia (Apoc. 4:14-22), uma igreja que aparentemente estava completa porem o Senhor disse que ela não era quente e nem fria e sim morna e isso o fazia ter vontade de vomita-la, pois a adoração para Deus precisa ser completa e não pela metade.
Deus nos chama para sermos verdadeiros adoradores do Seu nome.
Diac. Evandro M. Arantes